top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Contrariando o poder: nosso canto é para a liberdade

Data

2019

Tipo

Concerto performático

Minha função no projeto

compositor/ator/cantor/arranjador/preparador vocal

“Contrariando o Poder - Nosso Canto é Para Liberdade” é um espetáculo musical comemorativo, realizado na ocasião dos 10 anos do Coletivo Sala Preta em 2019, que revisita a história do grupo por meio de músicas autorais criadas para seus espetáculos teatrais.

Além das canções, o concerto Contrariando o Poder traz relatos de memória e textos de espetáculos teatrais da história do Sala Preta. Espetáculos como O Cascudo Douradinho, Nasce uma Cidade e Estamos em Obras são alguns dos que serão relembrados com nova roupagem. As músicas passeiam por diversas sonoridades e ritmos musicais, como baião, ijexá, bossa-nova, lundu, funk, gospel, hinos cívicos invertidos, entre outros.

Desde a sua origem, o Sala Preta traz em seu DNA a musicalidade em seus trabalhos, fruto da pesquisa de Bianco Marques, um dos sócios fundadores do grupo, multi instrumentista e ator, que influencia na produção artística do coletivo e de diversos outros artistas. Com forte influência da música orquestral, operística e também dos ritmos populares brasileiros, Bianco busca realizar nas composições para os espetáculos do coletivo uma música que se integre à cena das mais diversas formas, seja comentando, sublinhando ou mesmo contradizendo a ação. Ele também tem se dedicado à preparação vocal dos diversos espetáculos.

Os textos para as canções tem autorias diversas, alguns do próprio Bianco, de outros atores do coletivo e de grandes nomes como Bertold Brecht, Lacyr Schettino, Clécio Penedo e Flávio de Carvalho. As letras, como é de tradição do Sala Preta, falam de política, ética, poder, humanidade, realidade, poesia, vida, arte, mobilização social e, acima de tudo, que a democracia e os direitos humanos são para todos.


Sinopse: Essa noite arreganharemos nossas bocas para entoar os cantos que nos unem. O Coletivo Sala Preta reúne memórias e parcerias para celebrar sua história.

Duração: 90 minutos
Classificação etária: 18 anos

Ficha Técnica:

Elenco: Bianco Marques, Carla Marques, Danilo Nardelli, JKely e Vivi Saar
Músicos: Guga Valiante e Martché
Vídeo Cenário: Pina
Dramaturgia: Coletiva
Visualidades cênicas (Cenografia, Figurino): Coletiva
Composições e direção Musical: Bianco Marques
Produção e Assessoria de Comunicação: Luísa Ritter

bottom of page